terça-feira, 10 de abril de 2012

Rolo de carne... simples

Uma das receitas que faço quando tenho amigos para jantar é este rolo de carne. Ontem foi mais uma ocasião, mas, desta vez, resolvi fazê-lo na Bimby. Dá-me menos trabalho e é mais saudável. O sabor? Não, não é exatamente o mesmo, mas é delicioso de ambas as formas.




Ingredientes
Ingredientes

1 kg de carne picada
1 sopa de cebola instantânea
300 g de cebola
2 dentes de alho
50 g de azeite
250 g de água
100 g de vinho do Porto
1 colher de chá rasa de caril


O rolo, propriamente dito, faz-se simplesmente temperando a carne com a sopa de cebola. Para o montar, forra-se uma forma retangular com um saco de plástico (o da carne, por exemplo) ou película aderente (foi o que usei, porque comprei 2 kg de carne e só usei 1 kg), espalha-se a carne, apertando bem, e enrola-se, com a ajuda do plástico.




Para cozinhar o rolo de carne na Bimby:


Coloca-se o rolo na varoma.

Pica-se a cebola e o alho 5 s, vel 5. Desce-se os resíduos, adiciona-se o azeite, a água, o vinho do Porto e o caril. Cozinha durante 60 min, temp Varoma, vel 1. Aconselho a verificar o molho a meio da cozedura para a eventual necessidade de acrescentar água. No final, verifica-se a cozedura da carne e cozinha-se durante mais alguns minutos, se necessário. Retira-se o rolo de carne para o prato de servir, bate-se o molho alguns segundos na vel 6 e deita-se por cima do rolo.

Para cozinhar o rolo de carne sem Bimby:
Corta-se a cebola às rodelas, que se deitam no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Junta-se o alho picado. Rega-se com azeite, coloca-se o rolo de carne por cima e rega-se com o vinho do Porto. Vai ao forno a 200 ºC, durante cerca de uma hora. Durante a primeira meia hora, tapa-se o tabuleiro com folha de alumínio de modo a não perder demasiado líquido. No final do tempo, retira-se o rolo de carne para o prato de servir e deita-se o molho que fica no fundo do tabuleiro num recipiente onde possa ser passado com a varinha mágica. Acrescenta-se o caril e, se necessário, água (quente), passa-se e deita-se sobre o rolo.


Adaptei a receita que me foi dada por uma amiga, mas que dava um pouco mais de trabalho, especialmente o molho, que era feito num tacho à parte e que se devia deixar apurar muito devagarinho... Resultou esta, que tem feito muito sucesso e que é muito fácil de fazer!

Pode-se fazer uma série de variações, alterando os ingredientes do molho: tomate, pimento, ervas aromáticas, etc.

Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário