sexta-feira, 4 de maio de 2012

Porco com ananás... no wok

Adorei! Adorei! Adorei!
Tal como vos disse ontem, fui hoje buscar uns livrinhos com receitas para fazer no wok. Passei os olhos rapidamente por eles e escolhi esta receita, por ser aquela para a qual eu tinha os ingredientes necessários.
A minha primeira "chinesice" correu bem e é para repetir.









 
A receita foi adaptada de uma outra tirada de um dos tais livrinhos chamado Cozinha do Mundo - Receitas com Wok, da Dinalivro.

Ingredientes (da receita original)
2 cs óleo
600 g de lombo de porco
2 dentes de alho
2 cebolas
1 pimento verde
1 cs de açúcar mascavado
1 ananás pequeno
2 cenouras
1 chávena de água
2 cs de molho de soja
1 cs de amido de milho
sal e pimenta

Os ingredientes devem ser todos preparados antes de começar a confeção. Pica-se o alho, cortam-se as cebolas em 8 gomos que depois se separam à mão, corta-se o pimento (usei vermelho) em cubos pequenos (1 a 2 cm), escorre-se e corta-se o ananás (usei em calda) em pedaços (2 cm), descascam-se as cenouras e cortam-se em lâminas com a ajuda da mandoline e corta-se a carne de porco (usei febras) em tiras finas a "contra-fibra".
Começa-se por aquecer azeite (que usei em vez de óleo) no wok até ficar bem quente. Salteia-se a carne até ficar dourada. Adiciona-se a cebola e o alho e salteia-se mais 1 ou 2 minutos. Junta-se o pimento e o ananás, mistura-se, adiciona-se o molho de soja e o açúcar e salteia-se durante mais 2 minutos. Adiciona-se a água e deixa-se ferver. Acrescenta-se a cenoura, o sal e a pimenta e mistura-se. Finalmente, dilui-se o amido de milho num pouco de água fria e adiciona-se às colheradas até levantar fervura. Deixa-se apurar (e espessar) e serve-se de imediato.


Devo dizer o resultado final não ficou nada atrás de outros porcos com ananás que já comi em restaurantes chineses.
Gostei mesmo muito!!! Fiz um arroz branco para acompanhar, mas eu comi assim, sem mais nada. Muito bom, mesmo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário