segunda-feira, 9 de julho de 2012

Maionese sem culpa

Sem culpa, mesmo!!!
Já vos tinha aqui falado sobre como substituir ovos por sementes de linhaça em bolos. Hoje descobri que também é possível fazer esta substituição na maionese e com resultados excelentes!!!
Descobri a receita no blog "Publicar Para Partilhar" e fui logo experimentar. E não é que dá mesmo resultado?




Como não tinha os ingredientes todos, adaptei ao que tinha em casa.

Ingredientes
3 colheres de sopa de sementes de linhaça
9 colheres de sopa de água morna
sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de condimento mostarda
sal fino q.b
250ml de azeite
125ml de leite de soja

Usei a Bimby, mas também li que se obtém o mesmo resultado com uma trituradora 1,2,3 ou mesmo com uma boa varinha mágica.
Na Bimby é assim: trituram-se as sementes de linhaça na velocidade 10 durante alguns segundos (elas não ficam pulverizadas; são muito resistentes). Junta-se a água e deixa-se hidratar as sementes durante alguns minutos (tempo que se pode aproveitar para fazer qualquer outra coisa rápida). Junta-se o limão, o sal e a mostarda e homogeneíza-se 20 segundos, velocidade 7. Com a Bimby em movimento, na velocidade 5, deita-se o azeite na tampa e deixa-se incorporar tudo muito bem. Empurra-se para baixo o que se foi agarrando às paredes do copo com a espátula. Novamente, com a Bimby em movimento, na mesma velocidade, junta-se o leite de soja até ficar homogéneo. No final, retificam-se os temperos e guarda-se em frascos no frigorífico.

A única coisa que denuncia esta maionese são os pedaços das sementes que se veem e se sentem, mas o sabor pode-se dizer que é o mesmo, tendo em conta que as maioneses de compra não são todas iguais. Em relação à maionese caseira tradicional, esta bate-a aos pontos, porque tem a consistência da de compra, fofa e leve. É mesmo só uma questão de selecionar os temperos que mais a aproximam da nossa maionese preferida. Para além de esta maionese ser mais saudável por não ter ovos, é nutricionalmente mais rica. E tem ainda a vantagem de não ser tão perecível!
Experimentem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário