segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Manteiga de amendoim caseira

Cá em casa, gostamos muito de manteiga de amendoim. A de compra, para além de cara, tem gorduras hidrogenadas, que são, pelos vistos, bastante prejudiciais para a saúde (este é um assunto que quero explorar e perceber melhor).
Assim sendo, decidi começar a fazer a minha manteiga de amendoim, na minha Bimby. Vi várias receitas na blogosfera e adaptei. É fácil, claro!




Eu uso embalagens de 400 g de amendoins, o que corresponde a cerca de 250 g de amendoim descascado.
Colocam-se os amendoins na Bimby, 10 min, 100ºC, velocidade 1. Isto amolece os amendoins, facilitando a trituração. Adiciona-se um pouco de óleo de amendoim (faço-o a olho, mas serão talvez, duas colheres de sobremesa), uma pitada de sal e tritura-se. A velocidade e o tempo da trituração dependem da consistência que se pretende; a velocidade deverá ser sempre 7 ou mais. É necessário baixar os resíduos e voltar a triturar até se obter a consistência desejada. Dá um frasquinho (como o da foto) igual aos de compra.
Acredito que dê para fazer sem Bimby. Amolecem-se os amendoins numa frigideira e trituram-se num robot ou com uma simples picadora. Talvez a manteiga não fique tão macia, mas será, com certeza, melhor que a de compra.
Experimentem!!

2 comentários:

  1. Muito bem priminha! Excelente post. Não tenho bimby nem trituradora, só varinha mágica. Achas que será possível? É que isto está na mh to-do list :) qt às gorduras hidrogenadas, tt qto sei, a hidrogenacão transforma gorduras líquidas em sólidas, através de um bombardeamento das ligacões duplas (das gorduras saturadas, sólidas portt a grosso modo) com atomos de hidrogénio. Durante o processo de hidrogenacão formam-se os chamados ácidos gordos de configuracão trans (em vez de cis) cujo efeito na saúde (no perfil lipídico, nomeadamente) se pensa ser mais nocivo que o das gorduras saturadas. Ou seja, como o consumidor n quer ter banha nem manteiga nos ingredientes das bolachas nem dos cereais, a indústria pensou, deixa cá transformar em sólidas estas gorduras líquidas que o consumidor percebe como boas (girassol, amendoim, etc.) mas que eu n consigo usar p serem líquidas. Neste momento n sei qual é o ponto de situacão, nomeadamente aos cremes vegetais para barrar, que estavam cheinhos de trans há uns tempos. Honestamente, n sei. Espero ter ajudado. Queres uma solucão? Zero de processado, estou quase lá.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda, com a varinha mágica não sei se dá. depende também da potência. Experimenta!
      Quanto às gorduras trans, já conhecia esta explicação, o problema é que do ponto de vista da química pura, as ligações duplas, independentemente de serem cis ou trans, quando são hidrogenadas passam a simples e, por isso, deixa de haver insaturação, logo deixa de haver isomeria cis-trans. A hidrogenação elimina as insaturações, percebes? Por isso é que tenho de investigar mais. As colegas com quem já falei partilham das mesmas dúvidas que eu... Hei de encontrar a resposta, só não sei é quando!
      Bj

      Eliminar